top of page

Home Saúde - uma empresa especializada no atendimento de pessoas que necessitam de cuidados domiciliares ou hospitalar.

Se a Doula fosse um remédio, seria antiético não receitar.

                                                                                                                                                       (John H. Kennell, MD)

Doula

 

É uma assistente de parto, com ou sem formação médica, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher. Cabe a ela proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto.

A palavra doula, cuja pronúncia correta é "dúla", tem sua origem no termo grego clássico δούλη ("dúli"), que significa "escrava"[1] . Desde a Antiguidade, esta palavra designa uma criada doméstica ou escrava. Na Grécia atual a palavra tem conotação negativa e as profissionais são atualmente denominadas "assistentes de parto".

Quem primeiro utilizou o conceito de doula na sua concepção moderna foi a antropóloga Dana Raphael, para referir-se às mulheres que ajudavam às novas mães durante a lactância e o cuidado ao recém-nascido nas Filipinas.

As doulas não podem ser consideradas parteiras, pois não realizam procedimentos médicos como auscultação fetal, aferição de pressão e exame de toque do colo uterino. Sua função intraparto é de dar apoio físico e emocional à mulher em trabalho de parto.

Durante a gestação, fornecem informações baseadas em evidências para evitar cesáreas indesejadas ou desnecessárias, proporcionar uma experiência positiva de parto e reforçar o vínculo mãe/bebê. São figuras importantes na retomada do parto fisiológico, natural, humanizado.

Wikipédia

Algumas funções da Doula são:

  • Antes do parto: ela orienta a mãe sobre o que esperar de todas as etapas da gestação, explicando procedimentos comuns além de ajudar a mulher a se preparar, física e emocionalmente para esse momento especial.

  • Durante o parto: ela atua como elo entre a equipe hospitalar e a parturiente, explicando termos médicos e procedimentos minimizando a eventual frieza da equipe nesse momento de fragilidade emocional. Ela também ajuda a parturiente a encontrar posições que sejam mais confortáveis para o trabalho de parto e sugere medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, exercícios, etc.

  • Após o parto: ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o recém-nascido.

bottom of page